Tecnologia do Blogger.
RSS

Dor nos dedos ao tocar cavaquinho - como resolver?


Muitos iniciantes em instrumentos musicais como violão e cavaquinho,em um determinado momento da aprendizagem certamente começam a se queixar das insistentes e as vezes insuportáveis dores nos dedos.Mas será que de fato existe algum "remédio" que posso pelo menos amenizar essas dores? Logo quando comecei a aprender a tocar cavaquinho percebi que as dores eram constantes e que as vezes me obrigavam a parar de tocar,e então com algum tempo reparei que na região dos dedos estavam se formando calos os quais obviamente não estavam ali por acaso. 


 A verdade é que essas dores são decorrentes da formação de "calos" nas regiões dos dedos as quais estão em contato direto e constantes com as cordas do instrumento.Esses calos são a forma de adaptação que os dedos desenvolveram sobre o contato constantes das cordas.

A melhor forma de amenizar as dores provocadas pela formação desse calejamento está na contínua exposição às cordas,assim os calos irão se formar com frequência na região acostumando o dedo com a dor provocada e cada vez mais se adaptando com o tecido dos dedos.

Óbvio que quando abordei a contínua exposição às cordas, não significa que se deve ficar ferindo os dedos e nem sofrendo de dor.Claro que quando a dor for muito constante deve-se suspender por algum tempo essa exposição. Há ainda quem indique a utilização de compressas de gelo na região dolorida dos dedos por conta do poder coagulante do gelo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 comentários:

Loja de Presentes disse...

Pois é no momento estou com esse problema e parece que nunca vai passar.

Unknown disse...

Aprendi com meu pai que era seresteiro. Esfregue as pontas do dedo (quando estiver com a mão livre) onde dói no couro cabeludo (cabeça )que as Gorduras e ceras existentes auxiliam na formação dos calos e da um certo alívio!!
Pra mim funciona!

Unknown disse...

Aprendi com meu pai que era seresteiro. Esfregue as pontas do dedo (quando estiver com a mão livre) onde dói no couro cabeludo (cabeça )que as Gorduras e ceras existentes auxiliam na formação dos calos e da um certo alívio!!
Pra mim funciona!

Unknown disse...

O problema é que eu quero continuar ensaiando! Nunca toquei nenhum instrumento, meu único é a voz. Não aguento nem 15 minutos:(

Klaic. disse...

Um instrumento ruim pode agravar isso?

Anônimo disse...

a dica de Unknown realmente e funcional, e Peter "Pete" tambem tem razão, um instrumento ruim, tipo "Tonante" principalmente se for Bandolim agrava muito esse problema, digo com conhecimento causa, pois ja tive um bandola tonante, alem de não afinar a diapasão, ainda acabava com meus dedos., me casei e parei de tocar, na verdade estou a muitos anos sem executar instrumentos, pois eu tocava em banda, mas quando estava no auge da carreira, conheci alguem que me apaixonei... larguei tudo por esse amor, infelizmente ela me deixou muito cedo, falecendo e deixando-me com meus dois filhos, um com 03 anos e o outro com 07 meses... foi duro, mas afim depois de 23 anos conseguir superar., agora comprei outro Bandolim, dessa vez Del Vecchio, mas ainda assim, estou sofrendo um bocado para me readaptar...

Postar um comentário