Para quem está começando a tocar algum instrumento de corda independente de ser cavaquinho,violão ou qualquer outro,é natural a inquietude e a grande vontade de logo tocar uma música.No início é bem complicado.Esse é o período em que se está tendo o primeiro contato direto com o instrumento onde se percebe a grande dificuldade na realização de algumas tarefas tais como a colocação dos acordes e a execução das batidas por exemplo.
No entanto,embora pareça que essa dificuldade não tenha um fim,as coisas vão se adaptando ao passo que as práticas se tronam constantes.Isso só irá ocorrer se o estudante manter o foco em aprender e não fraquejar em meio as intensas,desanimadoras e inconvenientes dores nos dedos.
Geralmente,quando se perceber um considerável avanço no manusear do instrumento,a maioria dos estudantes certamente arriscam tocar uma música.
Na maioria das vezes essa tentativa não traz bons resultados...
O estudante em questão tenta tocar a cifra acompanhando a música e não consegue acompanhar o tempo.Isso ocorre pelo fato de não ser suficiente apenas saber fazer a colocação correta do acorde no braço do instrumento.É preciso um pouco a mais que isso.Ele precisa de VELOCIDADE na mudança de um acorde para o outro.
Essa velocidade será adquirida com o passar dos tempos nas práticas e exercícios periódicos.
Existem uma série de treinamentos que servem para auxiliar o estudante no exercício de mudança com velocidade de um acorde para outro.Um deles é bem simples e prático de se realizar:
- Nele o estudante irá procurar uma música de sua escolha.De preferência uma música que possua uma melodia bem simples.
- Feito isso, ele deve procurar ter acesso a cifra dessa música que pode estar disponível em alguns sites específicos para esse fim como o Cifra.com.br,Cifra Club entre outros do gênero.
- Agora o estudante deve fazer um reconhecimento detalhado de todos os acordes contidos na cifra da música.
- Logo após deve-se ser feito um exercício paciente da colocação de todos os acordes da melodia de forma repetida variando entre os diferentes acordes da cifra.Isso irá ajudar no reconhecimento dos acordes e da da melodia que está prestes a tocar ao passo que irá exercitar a rapidez na colocação e na mudança de um acorde para outro.
Uma vez se sentido um pouco mais seguro quanto a colocação dos acordes,o estudante pode enfim passar para o próximo passo:Tocar a cifra acompanhando a música.Para isso,uma dica é ter a música em um dispositivo multimídia como um celular , MP3 player ou um rádio convencional onde o estudante poderá,com o auxílio de um fone de ouvido,começar os exercícios de acompanhamento realizando as tentativas de enfim acompanhar a melodia da música com o instrumento em mãos.
A realizando todas as etapas descritas acima com muita persistência,foco em aprender e paciência,certamente irá ajudar na evolução na aprendizagem.
Contudo,Bons estudos.
Contudo,Bons estudos.













4 comentários:
meus dedos são grosso e quando tento montar o acorde um dedo encosta em outra corda e o som nao fica legal...tem alguma coisa que se possa fazer para isso nao acontecer.... nao quero desistir...
Não desista,estamos juntos. Meus dedos são curto, grosso, duro e velho (53 anos).
kkkk sejamos teimosos, vamos tentar. Estou pesquisando uns exercícios de alongamento para os dedos e deve resolver.
Muito bom o texto.
Gostaria de saber se é possivel aprender tocar cavaquinho com curso online? estou pensando em comprar esse http://comotocarcavaquinhoagora.com/
pq na minha cidade não tem nenhum professor.
obrigado
Tenta colocar os dedos de meneira perpendicular à madeira (um angulo de 90°),assim eles vão ocupar un espaço menor
Postar um comentário